quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mais de mil pessoas já visitaram a exposição “A Nova Ericeira” em Portugal

                                                                      

A exposição que resgata a colonização portuguesa no Litoral Norte de Santa Catarina já foi vista por um público de 1.058 pessoas, na Freguesia da Ericeira, em Portugal. A exposição “A Nova Ericeira, de autoria do jornalista Rogério Pinheiro, é composta por 19 fotos atuais e antigas de nove municípios catarinenses, além da Ericeira.

A mostra fotográfica conta a história da Colônia Nova Ericeira, que é considerado o 1º empreendimento do pesqueiro do Brasil. O evento, que também irá para a Espanha, tem o apoio da Brasil Foods e dos municípios de Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema e Porto Belo.

                                                                           
Dos 1.058 visitantes, estão turistas ingleses, franceses, espanhóis, portugueses e alemães. A maioria é formada pelo público português da Ericeira e de outros municípios lusitanos. Um deles foi o senhor João Galrão, 81 anos. “Eu nasci em Lisboa, mas meus pais são da Ericeira. A exposição está muito bonita e é bom a gente saber um pouco da história da Colônia Nova Ericeira no Brasil”, disse o senhor Galrão.

Já o ericeirense Mano Silva, além do resgate histórico, ficou admirado com as belezas naturais do Litoral Norte de Santa Catarina. “Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema e Porto Belo são municípios que nós portugueses deveríamos visitar, não só pelo fato da nossa ligação histórica”, explicou Mano Silva, que é presidente do único clube de futebol da Ericeira, o União Ericeirense.

                                                                   

A Colônia Nova Ericeira foi criada por Dom João VI em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Ao todo cerca de 300 famílias, a maioria formada por pescadores, vieram da freguesia portuguesa da Ericeira. Bombinhas, Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos, Itajaí, Itapema, Navegantes, Porto Belo e Tijucas fizeram parte da colônia.

A exposição na Ericeira começou no dia 23 de agosto e segue até o dia 5 de setembro. Na Espanha, a mostra fotográfica estará montada na Universidade de Sevilha, de 27 de setembro a 8 de outubro.

Informações adicionais no telefone (351) 9158-15992

Nenhum comentário:

Postar um comentário