quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Confraria luso-brasileira será lançada nesta sexta-feira em Portugal


                                                                   
Depois do Brasil, nesta sexta-feira (24/09), às 19 horas, acontecerá o lançamento da confraria luso-brasileira “A Nova Ericeira”, em Portugal. O evento será realizado no auditório da Junta da Freguesia da Ericeira (próximo a Lisboa), às 19 horas (15h no horário de Brasília). Em seguida, os confrades irão se reunir no restaurante Adega Típica. O prato principal será Bacalhau a Braz.

A expectativa é que participem aproximadamente 80 pessoas, entre brasileiros e portugueses. No Brasil, a confraria foi lançada em junho deste ano, no município de Bombinhas (SC), com a presença de 50 pessoas.

Confraria realizada no Brasil em junho de 2010

                                                                        
A confraria homenageia a Colônia Nova Ericeira, criada por Dom João VI em 1818, no Litoral de Santa Catarina. Fizeram parte da colônia: Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Governador Celso Ramos (Ganchos), Itajaí, Itapema, Navegantes, Porto Belo e Tijucas.

Hoje, existem milhares de descendentes da Ericeira nessas cidades catarinenses. Além da confraria, um livro e uma exposição itinerante também ajudam a resgatar a história da Colônia Nova Ericeira, que é considerada o 1º empreendimento pesqueiro do Brasil. A exposição será lançada na próxima segunda-feira (27/09), em Sevilha (Espanha).
Ericeira
Local de passagem e instalação dos fenícios há 1000 a.C., Ericeira significa terra de ouriços ou Ouriceira como era conhecida antigamente. A Ericeira foi elevada à cidade em 1229, mas devido à reforma política de 1855 passou a ser freguesia subordinada ao município de Mafra.

Mais informações pelo e-mail anovaericeira@gmail.com.

No Brasil, o contato é com o português João Manuel Franco, que reside em Bombinhas (SC). João Manuel é o presidente da confraria e o contato dele é (47) 9198-1676

Nenhum comentário:

Postar um comentário