segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Exposição “A Nova Ericeira” em Portugal teve um público de quase duas mil pessoas


                                                                        
A exposição que resgata a colonização portuguesa no Litoral Norte deSanta Catarina terminou nesse domingo (5/9), na Freguesia da Ericeira, em Portugal. A mostra fotográfica foi vista por 1.905 pessoas, 90% formada por turistas. A exposição “A Nova Ericeira, de autoria dojornalista Rogério Pinheiro, é composta por 19 fotos atuais e antigasde nove municípios catarinenses, além da Ericeira.

                                                             

A mostra fotográfica conta a história da Colônia Nova Ericeira, que éconsiderado o 1º empreendimento do pesqueiro do Brasil. O evento tem oapoio da Brasil Foods e dos municípios de Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema e Porto Belo. Agora, a exposição segue para Sevilha, na Espanha.

                                                                               

Dos 1.905 visitantes, estão turistas ingleses, franceses, espanhóis,portugueses e alemães. Entre os turistas ingleses está o senhor PeterFreel, que pediu até um mapa de Santa Catarina. “A exposição está muito bonita e Santa Catarina é um lugar maravilho”, disse o inglês.

                                                                          
Para o português Mano Silva, além do resgate histórico, as belezas naturais do Litoral Norte de Santa Catarina impressionam. “Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema e Porto Belo são municípios que nós portugueses deveríamos visitar, não só pelo fato da nossa ligação histórica”, explicou Mano Silva, que é presidente do único clube de futebol da Ericeira, o União Ericeirense.

A Colônia Nova Ericeira foi criada por Dom João VI em 1818, na Enseadadas Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Ao todo cerca de 300 famílias, a maioria formada por pescadores, vieram da freguesia portuguesa da Ericeira. Bombinhas, Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos, Itajaí, Itapema, Navegantes, Porto Belo e Tijucas fizeram parte da colônia.

A exposição na Ericeira começou no dia 23 de agosto e seguiu até o dia 5 de setembro. Na Espanha, a mostra fotográfica estará montada na Universidade de Sevilha, de 27 de setembro a 4 de outubro.

Informações adicionais no telefone (351) 9158-15992 ou pelo e-mail rogerio.ericeira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário