quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Documentário irá contar o outro lado da presença portuguesa no Litoral de SC

Documentário mostra que a povoação de origem portuguesa em Santa Catarina não foi feita por açorianos

Santa Catarina é povoada por pessoas de diversas etnias e uma delas é à portuguesa. Mas quando se fala em povoação lusitana no litoral catarinense, a primeira coisa que se vem à cabeça é o Arquipélago dos Açores. Um documentário que será lançado na sexta-feira (26), em Navegantes, mostra que nem só de açorianos foi feita a colonização portuguesa de Santa Catarina. O documentário “Navegantes” vai ser exibido, gratuitamente, no Auditório da Prefeitura, às 19h30.

Navegantes faz referência aos navegadores portugueses que vieram para Santa Catarina. O curta-metragem conta, por meio de pesquisa, que os moradores do litoral catarinense têm origem de diversas partes de Portugal e não de uma só, como é divulgado hoje. O filme utiliza de exemplos do dia-a-dia dos moradores do litoral catarinense para mostrar que a região não tem nada de açoriano.

O filme reúne a opinião da professora e doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Arlete Assumpção Monteiro e do professor e doutor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), José Roberto Severino.
A atriz Dayana Willain em cena com o cinegrafista e editor Roney Rodrigues
A paulista Arlete Assumpção Monteiro é autora do livro Ericeira Brasileira (Mar de Letras – 2000) e a primeira a pessoa do Brasil a pesquisar a Nova Ericeira, colônia portuguesa estabelecida no Litoral de Santa Catarina em 1818. 

Já o itajaiense José Roberto Severino foi por muitos anos professor de história da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Beto Severino como é conhecido, escreveu o polêmico “Itajaí e a identidade açoriana: a maquiagem possível. No livro, o professor da UFBA questiona a identidade açoriana de Itajaí, principalmente a criação da Marejada (Festa Portuguesa e do Pescado), em 1987.
Professora da PUC/SP, Arlete Assumpção Monteiro foi a primeira pessoa no Brasil a pesquisar a Colônia Nova Ericeira
A atriz Day Willain (Escola de Atores Arte In Cena) faz a narração e apresentação do documentário. A direção é do jornalista Rogério Pinheiro, que também assina o roteiro. Já a produção e edição foram feitas por Roney Rodrigues.

O documentário Navegantes levou oito meses para ficar ponto. Além de Navegantes, o filme foi gravado em Itajaí, Porto Belo, Bombinhas, Itapema, Governador Celso Ramos, Tijucas e Balneário Camboriú.

Depois do lançamento, o curta-metragem vai ser exibido gratuitamente também em escolas públicas, universidades, entidades particulares do Brasil e de Portugal em 2013.  O teaser pode ser visto em http://www.youtube.com/watch?v=0KU78OSnqc0

Um comentário:

  1. Aqui Romualdo Santos Ericeira, Presidente do INSTITUTO DA ERICEIRA PORTUGAL BRASIL.Favor, qual o ELO PERDIDO entre a NOVA ERICEIRA DO SUL e A NOVA ERICEIRA DO NORTE, povoado lapela, município de Lago Açu do Maranhão, Brasil ? Mesma colônia de ericeirenses, na mesma data ano 1800? Acho, que D.João VI ao Decretar a NOVA ERICEIRA ,também priorizou a insegurança do norte do Brasil de invasões, e de forma VELADA neste ato do Decreto da NOVA ERICEIRA, colonizou o NORTE com o incentivo da POSSE REAL, interiorizando pelas águas do RIO MEARIM e seus afluentes à OESTE, a POSSE PORTUGUESA, onde as famílias ericeirenses, os batalhas, os santos, os fernandes, os vales, os bogeas, os lobos, etc.. e o nosso RAIMUNDO, que se registrou DA ERICEIRA, se implantaram. PLANTANDO e PESCANDO, conforme os ciclos das águas, como até hoje. Deixaram o legado da PESCA COMERCIAL até hoje no LAGO AÇU,município de Conceição do Lago Açu,Estado do Maranhão,Brasil; as academias de letras de escritores e poetas de arari e vitória do mearim ás margens do RIO MEARIM, como Marise Ericeira(raizes de Arari)e Padre Clodomir Braid(A familia arariense Ericeira;Batalha;fernandes;santos);O domínio JAGOZ das águas no SURF DE RIO NA ONDA DA POROROCA COM O CICLO DAS MARÉS do nosso Oceano Atlântico, similar à sua condição atual,VILA DA ERICEIRA-PORTUGAL, A RESERVA MUNDIAL DE SURF;E a PAIXÃO JAGOZ pelas ÁGUAS, pelos PEIXES e pelos BARCOS, em cada descendente desses primeiros Ericeirenses, pois o meu BISAVÔ Manoel Paciência da ERICEIRA, descendente do nosso Primeiro Raimundo da ERICEIRA, Pai de Francisco da ERICEIRA, onde este, Pai, novamente de Raimundo ERICEIRA, sendo este o meu Pai,TODOS DONOS DE BARCO, pois o meu Bisavô ao bater com o seu Barco "BOM FILHO", em uma "croa de areia de sereia" na foz do nosso amado RIO MEARIM com o Oceano Atlântico, no Estado do Maranhão,Brasil, e vendo o Barco afundar,meu Bisavô ERICEIRA, como uma "LENDA VIVA JAGOZ", que corria no sangue das suas veias,SE RECUSOU A PULAR DO SEU AMADO BARCO, e "fez do seu barco sua última morada", misturando a realidade com a lenda em ficção, se tornando,assim, POR PURA PAIXÃO DE BRAVO JAGOZ LUSO-FENÍCIO-ERICEIRENSE, Manoel Paciência DA ERICEIRA, A LENDA VIVA JAGOZ DO RIO MEARIM.
    Portanto, acredito neste JUSTO reconhecimento HISTÓRICO, APARTIR da igreja do povoado de Lapela, onde está HOJE o jazigo de LEANDRO DA ERICEIRA,atual município de Conceição de Lago Açu,Maranhão,Brasil, A NOVA ERICEIRA PORTUGAL DO NORTE DO BRASIL, onde similar à Porto Belo(SC), se irradiando TAMBÉM pelas cidades de Arari(Ma), Vitória do Mearim(Ma), São Luís Gonzaga(Ma), Ipixuna(Ma),Bacabal(Ma), TODAS ÁS MARGENS DAS ÁGUAS DOCES DO NOSSO AMADO RIO MEARIM,Estado do Maranhão,Brasil.
    Atenciosamente,
    INSTITUTO DA ERICEIRA PORTUGAL BRASIL
    romualdosantosericeira@gmail.com
    (098) 9 8419-0456

    ResponderExcluir