segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A Ericeira na Marejada 2012

A vila da Ericeira é uma das homenageadas da Marejada 2012

 A 26ª edição da Marejada (Festa Portuguesa e do Pescado) continua a homenagear as cidades de Portugal, que contribuíram para a povoação do Estado de Santa Catarina. Nesta segunda (15/10), é a vez da vila da Ericeira ser conhecida pelo público. Telões espalhados pela maior festa portuguesa do Brasil vão mostrar fotos e vídeos da Ericeira. A Marejada acontece de 11 a 21 de outubro na cidade de Itajaí. Mais de 190 atrações artísticas estão programadas para os 11 dias de festa.

Além da vila da Ericeira, as cidades de Braga, Cascais, Guimarães, Lamego, Peniche, Peso da Régua, Porto, Setúbal, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia também estão sendo homenageadas na Marejada 2012.
Maior festa portuguesa do Brasil acontece em Itajaí (SC)
A iniciativa de mostrar as cidades de Portugal na festa portuguesa é do jornalista Rogério Pinheiro. O jornalista é tataraneto de ericeirenses e estuda a povoação portuguesa no Sul do Brasil desde 2008.
A Ericeira está localizada próximo a Lisboa e é um dos balneários turísticos mais conhecidos em Portugal 
A Marejada acontece desde 1987 na cidade de Itajaí. O município do Estado de Santa Catarina é considerado o maior polo pesqueiro da América Latina e o único porto da cidade chega a movimentar 4% de economia brasileira.  A população está estimada em 188 mil habitantes, onde mais de 80% têm ascendência portuguesa. Itajaí foi um dos municípios desmembrados de Porto Belo, antiga Nova Ericeira.  

Conheça a festa, visite: www.marejada.itajai.sc.gov.br

Um comentário:

  1. Importante o resgate da história. É a valorização das origens familiares, construções, cardápios, vestimentas, profissões, etc...

    ResponderExcluir