quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Porto é a primeira cidade homenageada na Marejada

Aveninda dos Aliados/Foto Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal do Porto
A Marejada começa nesta quinta-feira (11/10) com novidades. Durante 11 dias, o público poderá conhecer um pouco as cidades de Portugal que contribuíram para a povoação de Santa Catarina. Serão apresentadas 11 cidades portuguesas, uma para cada dia de festa. O evento conta com o apoio da Secretaria de Turismo de Itajaí e da Procave.

Câmara Municpal do Porto/ Foto Foto Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal do Porto
A primeira cidade que os visitantes irão conhecer é o Porto. Quatro telões espalhados pela festa vão mostrar vídeos, fotos e algumas curiosidades sobre o município localizado no Norte de Portugal. O material de divulgação foi disponibilizado pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal do Porto.

Cidade do Porto é uma das homenageadas na Marejada /Foto Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal do Porto
Além do Porto, as cidades de Braga, Cascais, Ericeira (Mafra), Gaia, Guimarães, Lamego, Peniche, Peso da Régua, Setúbal e Vila do Conde também vão estar na maior festa portuguesa do Brasil.
                                                                                
Casa da Música/Foto Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal do Porto
A iniciativa de mostrar as cidades de Portugal na Marejada é do jornalista Rogério Pinheiro, que pesquisa a colonização e cultura portuguesa em Santa Catarina desde 2008. Segundo Pinheiro, as primeiras famílias do Porto chegaram em Santa Catarina ainda no século XVIII.
                                                                                   
Patrimônio mundial da Unesco, a cidade do Porto é conhecida mundialmente pelo seu vinho, pela arquitetura antiga e por ter originado o nome de Portugal (Portus Cale). A população estimada é 237.584 (2011) e as principais atividades econômicas são o turismo e o comércio. Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) são cidades irmãs do Porto.

A 26ª Marejada acontece de 11 a 21 de outubro, no Centreventos, localizado na Avenida Beira-Rio, em Itajaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário