quinta-feira, 29 de outubro de 2020

O dia que o patriarca da Independência tentou ser governador de Santa Catarina


      José Bonifácio de Andrada Silva viajou para Portugal em 1883, quando tinha 20 anos. Filho de uma família rica de Santos, litoral de São Paulo, o jovem brasileiro foi estudar na Universidade de Coimbra, onde se formou em Direito, Filosofia e Matemática. Percorreu a Europa em expedições científicas e fez uma carreira sólida em Portugal. 

      Cansado e com saudade da sua terra natal, Bonifácio pediu muitas vezes para voltar ao Brasil sem perder seus rendimentos. Em uma dessas solicitações, em 1812, sugeriu que dessem a ele a administração da então Capitania de Santa Catarina. Entre as atividades que pretendia exercer estava a pesca. 

José Bonifácio tentou ser governador de Santa Catarina para voltar ao Brasil 

      De tanto insistir, José Bonifácio conseguiu finalmente autorização para retornar sem perder seus rendimentos. Ele viajou no final de 1819, praticamente na mesma época que os colonos da Ericeira (Portugal) chegaram no Brasil. A ligação com o armador da Ericeira, Justino José da Silva, fundador da Colônia Nova Ericeira, pode ter facilitado o retorno. Justino tinha muitos contatos na Corte Portuguesa, além de ser amigo de Dom João VI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário