quinta-feira, 16 de julho de 2020

A casa da rua da Lampadoza

Avenida Passos (antiga rua da Lampadoza) em 1920/Arquivo Público do Rio de Janeiro

A residência nº 34 da rua da Lampadoza (atual Avenida Passos), na cidade do Rio de Janeiro, pertencia ao médico alagoano Alexandre José de Mello Moraes. Além de médico homeopata, Moraes foi escritor, historiador e celebre biógrafo de personalidades brasileiras. No sótão da casa nº 34, Moraes guardava documentos históricos e muitos livros.

O historiador alagoano ficou conhecido antes de 1860 por publicar um livro sobre a genealogia das principais famílias brasileiras. Mello Moraes foi biógrafo de Antônio de Menezes de Vasconcellos Drummond e ajudou na publicação das memórias do carioca em 1864. Drummond viajou em 1820 para então Província de Santa Catarina para supervisionar projetos da corte portuguesa, entre eles a Colônia Nova Ericeira.

Alexandre José de Mello Moraes contribuiu com diversas doações de livros para bibliotecas das províncias. Em março de 1860, por exemplo, enviou 266 livros para Santa Catarina. Moraes faleceu no dia 5 de setembro de 1882, na cidade do Rio de Janeiro. 

Médico homeopata, historiador e biógrafo, Alexandre José de Mello Morares colecionava livros e documentos históricos

        A ligação da casa nº 34 da rua Lampadoza com a Nova Ericeira pode ser conferida no livro “1818 — A história da colônia criada por Dom João VI que foi alvo de disputa entre brasileiros e portugueses no século XIX”, de autoria do jornalista Rogério Pinheiro. A obra está disponível nas livrarias Catarinense e no site da Amazon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário