segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Itapema recebe exposição “A Nova Ericeira” na quarta-feira

Depois de Itajaí e Navegantes, agora é a vez do município de Itapema conhecer a exposição “A Nova Ericeira”. O evento vai ser lançado nesta quarta-feira, às 14 horas, na Casa Açoriana, localizada na Praça da Paz. Moradores e turistas poderão conhecer, por meio de fotos (antigas e atuais) e objetos antigos, a história da 1ª colônia pesqueira do Brasil. A exposição vai estar aberta ao público, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas, e aos sábados, das 10 às 16 horas.


A Colônia Nova Ericeira foi criada por Dom João VI em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Ao todo cerca de 300 famílias, a maioria formada por pescadores, vieram da freguesia portuguesa da Ericeira, distante 40 quilômetros de Lisboa. No entanto, os primeiros colonos da Ericeira desembarcaram na metade do século 18, em Santo Antônio de Lisboa, Norte da Ilha de Santa Catarina. Hoje, a antiga colônia portuguesa abrange o território de 13 municípios do Litoral Centro-Norte catarinense.

Até abril, a exposição ainda vai estar em Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos (Ganchos), Porto Belo e Tijucas. No mês de maio será a vez da Ericeira e em junho a cidade espanhola de Sevilha. A empresa GDC Alimentos de Itajaí e o Sistema Sinergia de Ensino de Navegantes apoiam o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário