domingo, 17 de janeiro de 2010

Exposição “A Nova Ericeira” fica em Itajaí até o dia 25

Exposição “A Nova Ericeira” fica em Itajaí até o dia 25

Um bom público já conferiu a exposição “A Nova Ericeira”, em
cartaz no piso superior do Itajaí Shopping. Por dia, centenas
de pessoas conhecem um pouco da história da 1ª companhia pesqueira do Brasil: a Colônia Nova Ericeira. A exposição utiliza fotos e objetos antigos da pesca do litoral catarinense e da vila portuguesa da Ericeira. A mostra estará aberta ao público, de graça, até o dia 25 de janeiro, das 10 às 22 horas, exceto no domingo, onde o shopping abre às 11 horas.

Depois de Itajaí, moradores e turistas que visitam Itapema poderão conhecer um pouco sobre a colônia pesqueira mais antiga do Brasil. Até abril, a exposição ainda vai estar em Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos (Ganchos), Porto Belo e Tijucas. No mês de maio será a vez da Ericeira e em junho a cidade espanhola de Sevilha.

Sobre a Colônia Nova Ericeira

Criada oficialmente por Dom João VI, a Colônia Nova Ericeira foi instalada em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Da vila da Ericeira em Portugal vieram cerca de 300 famílias de colonos, a maioria pescadores. Eles trouxeram as técnicas e uma sabedoria de três mil anos na área pesqueira. Além de Porto Belo, Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos (Ganchos), Itajaí, Itapema, Porto Belo e Tijucas também receberam os pescadores da Ericeira. A colônia durou seis anos e dela surgiu 13 municípios. Hoje, a presença da Ericeira em Santa Catarina pode ser vista na pesca industrial e artesanal, e principalmente entre os seus milhares de descendentes.


2 comentários:

  1. Oi Rogério!
    Adorei fotos, que lugar mais lindo!!!!!
    Aqui está tudo bem e tua mãe cheia de saudade!rsrsrs
    Fica com Deus e aproveita bastante!!!
    Forte abraço!!!
    Olivia

    ResponderExcluir
  2. gostaria de contato com o jornalista rogério para maiores informações sobre a colonização e costumes herdados de ericeira na vila de porto belo para aplicar em projeto urbano de resgate da memória.
    meus contatos:
    email: studiomaiss@gamil.com
    tel.: 47 33934290 / 78112323
    arqto. flavio rosa

    ResponderExcluir