domingo, 31 de janeiro de 2010

Exposição A Nova Ericeira fica em Itapema até quarta-feira

Moradores e turistas que visitam Itapema têm até a próxima quarta-feira (3 de fevereiro) para conferir a exposição A Nova Ericeira. A mostra está em cartaz na Casa Açoriana, localizada na Praça da Paz. O horário de visitação acontece, das 14 às 20 horas, e a entrada é gratuita. A Nova Ericeira resgata a história, por meio de fotos (antigas e atuais) e objetos antigos, da 1ª colônia pesqueira do Brasil. A exposição que já passou pelas cidades de Navegantes e Itajaí conta com apoio cultural do Sinergia Sistema de Ensino de Navegantes e da Gomes da Costa de Itajaí.

A Colônia Nova Ericeira foi criada por Dom João VI em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Ao todo cerca de 300 famílias, a maioria formada por pescadores, vieram da freguesia portuguesa da Ericeira, distante 40 quilômetros de Lisboa. No entanto, os primeiros colonos da Ericeira desembarcaram na metade do século 18, em Santo Antônio de Lisboa, Norte da Ilha de Santa Catarina. Hoje, a antiga colônia portuguesa abrange o território de 13 municípios do Litoral Centro-Norte catarinense.

Até abril, a exposição ainda vai estar em Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos (Ganchos), Porto Belo e Tijucas. No mês de maio será a vez da Ericeira e em junho a cidade espanhola de Sevilha.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Itapema recebe exposição “A Nova Ericeira” na quarta-feira

Depois de Itajaí e Navegantes, agora é a vez do município de Itapema conhecer a exposição “A Nova Ericeira”. O evento vai ser lançado nesta quarta-feira, às 14 horas, na Casa Açoriana, localizada na Praça da Paz. Moradores e turistas poderão conhecer, por meio de fotos (antigas e atuais) e objetos antigos, a história da 1ª colônia pesqueira do Brasil. A exposição vai estar aberta ao público, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas, e aos sábados, das 10 às 16 horas.


A Colônia Nova Ericeira foi criada por Dom João VI em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Ao todo cerca de 300 famílias, a maioria formada por pescadores, vieram da freguesia portuguesa da Ericeira, distante 40 quilômetros de Lisboa. No entanto, os primeiros colonos da Ericeira desembarcaram na metade do século 18, em Santo Antônio de Lisboa, Norte da Ilha de Santa Catarina. Hoje, a antiga colônia portuguesa abrange o território de 13 municípios do Litoral Centro-Norte catarinense.

Até abril, a exposição ainda vai estar em Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos (Ganchos), Porto Belo e Tijucas. No mês de maio será a vez da Ericeira e em junho a cidade espanhola de Sevilha. A empresa GDC Alimentos de Itajaí e o Sistema Sinergia de Ensino de Navegantes apoiam o evento.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Últimos dias da exposição “A Nova Ericeira” em Itajaí

Quem ainda não visitou a exposição “A Nova Ericeira” tem até a próxima segunda-feira (25) para conferir a história do empreendimento pesqueiro mais antigo do país. A mostra está em cartaz no hall de entrada do Itajaí Shopping das 10 às 22 horas, exceto no domingo, onde o shopping abre às 11 horas. A entrada é gratuita.

Em Itajaí, até agora cerca de 40 mil pessoas já conheceram a história da 1ª companhia pesqueira do Brasil. Além de moradores, turistas de diversos estados brasileiros e do exterior já visitaram a exposição. A mostra utiliza fotos e objetos antigos da pesca do litoral catarinense e da vila portuguesa da Ericeira.

Depois de Itajaí, moradores e turistas que visitam Itapema poderão conhecer um pouco sobre a colônia pesqueira mais antiga do Brasil. O lançamento em Itapema está previsto para a próxima quarta-feira (27), na Casa Açoriana, localizada na Praça da Paz. Até abril, a exposição ainda vai estar em Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos (Ganchos), Porto Belo e Tijucas. No mês de maio será a vez da Ericeira e em junho a cidade espanhola de Sevilha.


domingo, 17 de janeiro de 2010

Exposição “A Nova Ericeira” fica em Itajaí até o dia 25

Exposição “A Nova Ericeira” fica em Itajaí até o dia 25

Um bom público já conferiu a exposição “A Nova Ericeira”, em
cartaz no piso superior do Itajaí Shopping. Por dia, centenas
de pessoas conhecem um pouco da história da 1ª companhia pesqueira do Brasil: a Colônia Nova Ericeira. A exposição utiliza fotos e objetos antigos da pesca do litoral catarinense e da vila portuguesa da Ericeira. A mostra estará aberta ao público, de graça, até o dia 25 de janeiro, das 10 às 22 horas, exceto no domingo, onde o shopping abre às 11 horas.

Depois de Itajaí, moradores e turistas que visitam Itapema poderão conhecer um pouco sobre a colônia pesqueira mais antiga do Brasil. Até abril, a exposição ainda vai estar em Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos (Ganchos), Porto Belo e Tijucas. No mês de maio será a vez da Ericeira e em junho a cidade espanhola de Sevilha.

Sobre a Colônia Nova Ericeira

Criada oficialmente por Dom João VI, a Colônia Nova Ericeira foi instalada em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Da vila da Ericeira em Portugal vieram cerca de 300 famílias de colonos, a maioria pescadores. Eles trouxeram as técnicas e uma sabedoria de três mil anos na área pesqueira. Além de Porto Belo, Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos (Ganchos), Itajaí, Itapema, Porto Belo e Tijucas também receberam os pescadores da Ericeira. A colônia durou seis anos e dela surgiu 13 municípios. Hoje, a presença da Ericeira em Santa Catarina pode ser vista na pesca industrial e artesanal, e principalmente entre os seus milhares de descendentes.


sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Exposição “A Nova Ericeira” chega a Itajaí com novidades

Depois de ser visitada por um público aproximado de cinco mil pessoas no Aeroporto de Navegantes, a exposição “A Nova Ericeira” chega nesta segunda-feira (11) a Itajaí. A mostra que resgata a história da 1ª companhia pesqueira do Brasil terá novidades. Além de fotos antigas e recentes da prática da pesca no litoral catarinense e na vila portuguesa da Ericeira, equipamentos também poderão ser conferidos. Entre eles boias de 1940, miniatura de uma canoa da década de 1930, redes e outros utensílios pesqueiros.

A exposição “A Nova Ericeira” estará no Itajaí Shopping até o dia 25 de janeiro, sempre das 10 às 22 horas. A entrada é gratuita. As 20 primeiras pessoas que assinarem o livro de visita no Itajaí Shopping vão ganhar um brinde surpresa. Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos (Ganchos), Itapema, Porto Belo e Tijucas também vão receber a exposição até o final de abril.

Livro

Junto com a exposição, um livro também resgata história da “Colônia Nova Ericeira”, instituída por Dom João VI, no litoral de Santa Catarina em 1818. A obra relata a trajetória de 78 descendentes dos colonos vindos da vila portuguesa da Ericeira nos últimos 191 anos. São onze histórias que se passam nas cidades catarinenses de Itajaí (1945), Bombinhas (1904, 1980 e 2007), Porto Belo (1818 e 1949), Navegantes (1947 e 2008), a paulista Santos (1955), a gaúcha Rio Grande (1975) e a portuguesa Ericeira (1818).

O livro pode ser adquirido em Itajaí, na Livraria do Edir, localizada na avenida Sete de Setembro, no Sebo Casa Aberta e Fundação Genésio Miranda Lins, ambos situados na Rua Lauro Müller. Em Navegantes, a obra está disponível no Sebo Livrusado, no Centro, e na livraria Laselva, no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Cinco mil pessoas já passaram pela exposição “A Nova Ericeira”


Desde que foi lançada, no dia 11 de dezembro, a exposição “A Nova Ericeira” já levou uma multidão ao Aeroporto de Navegantes. Até a tarde desse domingo (03), cerca de cinco mil pessoas haviam visitado a mostra fotográfica, que resgata a história da 1ª companhia pesqueira do Brasil. Entre os três mil visitantes estão moradores de São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Santos (SP), Blumenau (SC), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Niterói (RJ), Porto Alegre (RS) e cidades da região.

De 11 a 25 de janeiro de 2010, o evento será realizado no Itajaí Shopping. As cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Governador Celso Ramos, Tijucas e Florianópolis também vão receber a exposição. A mostra termina em maio, na vila da Ericeira, em Portugal.

Livro resgata a história da 1ª companhia pesqueira do Brasil

Quando Dom João VI foi coroado rei de Portugal, em fevereiro de 1818, uma das primeiras medidas como monarca foi criar uma colônia pesqueira no Brasil. A região escolhida para sediar o empreendimento foi à cidade catarinense de Porto Belo, considerada na época ponto estratégico para corte portuguesa. Da vila da Ericeira, localizada há 40 quilômetros a Noroeste de Lisboa, vieram centenas de colonos, a maioria pescadores. Surge assim “A Nova Ericeira”, título do livro do jornalista e pesquisador, Rogério Pinheiro Leal Nunes.

Na sua obra de estreia, o autor resgata essa parte da historia do Brasil, que infelizmente anda esquecida. O livro relata a trajetória de alguns descendentes dos colonos vindos da vila portuguesa nos últimos 191 anos. São onze histórias que passam nas cidades catarinenses de Itajaí (1945), Bombinhas (1904, 1980 e 2007), Porto Belo (1818 e 1949), Navegantes (1947 e 2008), a paulista Santos (1955), a gaúcha Rio Grande (1975) e a portuguesa Ericeira (1818).

Lançado no dia 11 de dezembro de 2009, no Aeroporto de Navegantes, o livro a “A Nova Ericeira” já está à venda nas cidades de Itajaí e Navegantes. O livro pode ser adquirido em Itajaí, na Livraria do Edir, localizada na Avenida Sete de Setembro, no Sebo Casa Aberta e Fundação Genésio Miranda Lins, ambos situados na Rua Lauro Müller. Em Navegantes, o livro está disponível no Sebo Livrusado, no Centro, e na Livraria La Selva, no Aeroporto de Navegantes.