sábado, 21 de julho de 2018

Para pesquisador, história de Balneário Camboriú deveria começar em 1818

Floriano acredita que a história de Balneário Camboriú deveria começar pela Nova Ericeira/Foto Lilian Martins

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú realizou na noite de quarta-feira (18), uma roda de conversa para lembrar os 200 anos da Colônia Nova Ericeira. Durante o evento, o pesquisador Magru Floriano, disse que a história de Balneário Camboriú deveria começar em 1818, quando é criada oficialmente a Colônia Nova Ericeira.

- O ponto de partida seria a Nova Ericeira. Antes tudo era Porto Belo e até mesmo Balneário Camboriú. Quem quiser escrever algo sobre o município deveria começar pela Colônia Nova Ericeira – explica.

Floriano lamenta a falta de interesse por história regional.   

- Nos últimos anos perdemos ótimos historiadores, que pesquisavam história regional. Um foi para Bahia, outro para Pernambuco e agora estão envolvidos em outros projetos. O próprio curso de história da Univali não possui mais nenhum núcleo de história regional. Estamos perdendo também as nossas fontes de pesquisa -  comenta o pesquisador.

Kohl: Falta de incentivo para construção de barcos também contribuiu para o fim da colônia/ Foto Rogério Pinheiro

A Nova Ericeira foi criada oficialmente no dia 25 de março de 1818, na Enseada das Garoupas, hoje Porto Belo. Mais de 300 pessoas vieram da Ericeira (Portugal) para povoar o litoral catarinense entre Governador Celso Ramos (Ganchos) e Itajaí. Sendo um projeto do governo português, a Nova Ericeira foi extinta após a Independência do Brasil.

- Foi extinta também devido à falta de apoio do Reino de Portugal e estímulo para construção de barcos para a pesca. Foram construídos apenas dois barcos, um deles menor e sem capacidade para a pesca em alto-mar – conta o escritor Dieter Hans Kohl.

A historiadora de Balneário Camboriú Mariana Schlickmann também participou da roda de conversa/Foto Lilian Martins 

Além de Floriano e Kohl, a roda de conversa contou também com a presença da historiadora Mariana Schlickmann, da professora Cláudia Marisene e dos pesquisadores Isaque de Borba e Rogério Pinheiro.

A próxima cidade a receber o evento de comemoração dos 200 anos da Nova será Camboriú, no dia 27 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário