quarta-feira, 25 de julho de 2018

Camboriú recebe evento dos 200 anos da Nova Ericeira nesta sexta



As comemorações dos 200 anos da Colônia Nova Ericeira continuam. Nesta sexta-feira (27), às 19h, a cidade de Camboriú recebe o evento, que terá uma roda de conversa com a participação de jornalistas, pesquisadores e historiadores de Camboriú e região. O evento gratuito acontece na sede da Fundação Municipal de Cultura e faz parte do 2º Colóquio dos Escritores Camboriuenses.

Já confirmaram presença na roda de conversa Magru Floriano, Rogerio Pinheiro, Cláudio Bersi, José Angelo Rebelo, Telmo Tomio, Dieter Hans Kohl e Isaque de Borba. A Fundação Cultural de Camboriú fica na rua Hercílio Zuchi, nº 160, anexo ao Ginásio Esportes Irineu Bornhausen.

Instituída por Dom João VI no dia 25 de março de 1818, na Enseada das Garoupas (Porto Belo), a Nova Ericeira é considerado o primeiro empreendimento pesqueiro do Brasil. Cerca de 300 pessoas, a maioria pescadores, vieram da Ericeira (Portugal), vila turística localizada a 40 quilômetros de Lisboa.

As terras que abrangiam a Nova Ericeira iam de Governador Celso Ramos (Ganchos) até Penha. Sendo um projeto português, a colônia foi extinta após a Independência do Brasil em 1822.

Nenhum comentário:

Postar um comentário