domingo, 29 de julho de 2018

Os 200 anos da Nova Ericeira em Camboriú

Roda de conversa dos 200 anos da Colônia Nova Ericeira/Foto Fábio Borba

Camboriú recebeu na noite da última sexta-feira (27), uma roda de conversa que teve como tema os 200 anos da Colônia Nova Ericeira. A roda de conversa foi realizada na Fundação Municipal de Cultura e contou com a presença de jornalistas, escritores e historiadores do litoral norte catarinense. O evento fez parte do 2º Colóquio dos Escritores Camboriuenses.

Participaram da roda de conversa Teresa Santos da Silva (Camboriú), Magru Floriano (Itajaí), Rogerio Pinheiro (Navegantes), Cláudio Bersi (Penha), José Angelo Rebelo (Camboriú), Edson d'Ávila (Itajaí) e Isaque de Borba (Balneário Camboriú).

- A criação da Colônia Nova Ericeira foi também estratégica. A colônia serviu de apoio à Intendência da Marinha em Santa Catarina antes de 1818 – explicou o historiador Edson d'Ávila durante a roda de conversa.


Instituída por Dom João VI no dia 25 de março de 1818, na Enseada das Garoupas (Porto Belo), a Nova Ericeira é considerado o primeiro empreendimento pesqueiro do Brasil. Cerca de 300 pessoas, a maioria pescadores, vieram da Ericeira (Portugal), vila turística localizada a 40 quilômetros de Lisboa.

As terras que abrangiam a Nova Ericeira iam de Governador Celso Ramos (Ganchos) até Penha. Sendo um projeto português, a colônia foi extinta após a Independência do Brasil em 1822.

Nenhum comentário:

Postar um comentário