segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Penha recebe evento dos 200 anos da Nova Ericeira no dia 30 de novembro

Capela histórica São João Batista em Penha/Foto Turismo Penha

Penha também fez parte da Colônia Nova Ericeira. Para lembrar os 200 anos de criação do primeiro empreendimento pesqueiro do Brasil, o município realiza no dia 30 de novembro, às 19h, no Porto Penha Food Park, um evento alusivo à data. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Cultural de Penha. A entrada é grátis.

O evento comemorativo terá a exibição do documentário “Navegantes” e de uma roda de conversa com jornalistas e escritores de Penha e região. Entre eles, Magru Floriano, Rogério Pinheiro, Eduardo (Bajara) Souza, Dieter Hans Kohl, Isaque de Borba Correa e Cláudio Bersi.

O documentário “Navegantes” aborda a colonização portuguesa no litoral catarinense pelo olhar de seus moradores.  Contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Navegantes e com o apoio cultural da Portonave, o filme mostra que os descendentes de portugueses têm origem em diversas regiões de Portugal e não só do Arquipélago dos Açores.

O Porto Penha Food Park fica na avenida Alfredo Brunetti, nº 481, bairro Armação, próximo ao Parque Beto Carrero World. 

Penha é terceira cidade a receber o evento dos 200 anos da Nova Ericeira em 2017. Os municípios de Bombinhas e Navegantes já lembraram a data este ano. A programação de aniversário segue até março de 2018, em outras sete cidades do litoral catarinense.

Nova Ericeira

Em fevereiro de 1818, Dom João VI foi coroado rei de Portugal, Brasil e Algarves. Uma das primeiras medidas como monarca foi á criação de uma colônia pesqueira no Sul do Brasil. O Aviso Régio de 25 de março de 1818 tornou oficial a ideia sugerida no dia 18 de outubro de 1817, por Justino José da Silva, comerciante e ex-presidente da Câmara Municipal da Ericeira, em Portugal.

A Ericeira é uma vila turística muto conhecida em Portugal/Foto Rogério Pinheiro

Coube ao então Intendente da Marinha de Santa Catarina, o comandante Miguel de Souza Mello e Alvim, a fundação do povoado no litoral catarinense. O local indicado foi a Enseada das Garoupas, hoje cidade de Porto Belo.

Além de Porto Belo, fizeram parte da Nova Ericeira as cidades de Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Governador Celso Ramos (Ganchos), Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Tijucas.

Os pescadores ericeirenses trouxeram técnicas pesqueiras, que foram repassadas de geração a geração e contribuiu para o desenvolvimento pesqueiro catarinense.

Ericeira
Local de passagem e instalação dos fenícios há 1000 antes de Cristo, a Ericeira é uma vila turística situada a 35 km a noroeste de Lisboa. Ericeira significa "terra de ouriços", devido aos numerosos ouriços do mar que podiam se encontrados nas suas praias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário