sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Sábado tem lançamento do livro “Memórias do Sertão” em Itapema

Dona Dulce lança seu primeiro livro em Itapema/Foto Rogério Pinheiro

Contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí de 2017 e com patrocínio da Brasfrigo, o livro “Memórias do Sertão”, de Dulceclea Marcolino da Silva, será lançado neste sábado (25), às 16h, no Mercado Municipal de Itapema. O lançamento faz parte da programação do Brique Cultural de Itapema.

Com 160 páginas, “Memórias do Sertão” conta a história de dona Dulce do Sertão do Trombudo, bairro rural de Itapema, até Itajaí dos anos de 1970. São mais de 40 anos de memórias, que passam por momentos marcantes da história itajaiense. 

Filha de lavradores do Sertão do Trombudo, em Itapema, dona Dulce, 66 anos, teve a ideia de escrever o livro quando começou a trabalhar no Arquivo Público de Itajaí. Foi lá, no meio de livros e pesquisadores, que ela também se interessou em deixar por escrito as suas memórias.
 
Estrada de Santa Luzia, em Tijucas, na década de 1950/Foto Tijucas de Antigamente

Dulce aprendeu a escrever nas escolas rurais do Sertão do Trombudo e estudou só até aos 12 anos. Aos 17 anos, saiu do sítio do pais e foi trabalhar em casas de família em Florianópolis e Blumenau. Em 1972, foi morar no bairro Matadouro, em Itajaí. No Matadouro, ela conheceu o marido José Nivaldo Marcolino da Silva, com quem é casada há 44 anos.

Para ajudar a sustentar a família, trabalhou como doméstica e em empresas de pesca até prestar concurso público para o cargo de auxiliar de serviços gerais pela Prefeitura de Itajaí. Por mais de dez anos, Dulce foi merendeira nas escolas municipais e é lembrada até hoje pelos ex-alunos.

Bairro Matadouro, em Itajaí, na década de 1970/Foto Arquivo Público de Itajaí

O Brique Cultural acontece entre as 9h e às 18h e terá ainda apresentações de dança, teatro, música ao vivo, feira de artesanato e troca de livros. O Mercado Público de Itapema fica na rua 112, nº 69, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário