quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Livro "O Aeroporto de Itajaí" será lançado em Festival Literário nesta quinta-feira

Aeroporto de Itajaí na década de 1950/Foto Arquivo Público de Itajaí 

O 1º Festival Literário de Itajaí começa nesta quarta-feira (22), no Centreventos, com apresentações teatrais, oficinas, artesanato, contação de histórias e lançamento de livros. Entre eles “O Aeroporto de Itajaí”, da historiadora Maria de Fátima Maçaneiro Schneider. O livro será lançado nesta quinta-feira (23), às 19h, no espaço da Setorial de Produção Cultural e Literatura. A entrada é grátis.

O livro conta a história do aeroporto itajaiense antes mesmo da sua fundação, em 1950, com o pouso do hidroavião Atlântico, em janeiro de 1927, no rio Itajaí-Açu. O voo que trazia a bordo o itajaiense Victor Konder, ministro da aviação do governo de Washington Luís, é considerado o primeiro da aviação comercial no Brasil.

Aeronave da antiga companhia aérea Vasp/Arquivo Público de Itajaí 

O terminal começou com uma pista de pouso próximo da rua Uruguai na década de 1930, onde hoje estão as casas populares. Além da pista feita de macadame, o rio Itajaí-Açu também foi usado para os pousos dos hidroaviões, o mais famoso deles o Atlântico.

Em 1949, o aeroporto foi transferido para rua Blumenau, onde funciona hoje o escritório da Celesc. Foi na rua Blumenau, que o aeroporto ganhou um terminal de passageiros e o nome Salgado Filho, homenagem ao ministro da aviação de Getúlio Vargas.

Com problemas de infraestrutura, o terminal mudou novamente. Em janeiro de 1970, o aeroporto já com o nome de Ministro Victor Konder, foi transferido para Navegantes.

Hidroavião Atlântico na década de 1930/Foto Arquivo Público de Itajaí

A obra aborda também os acidentes que marcaram a história do aeroporto, passageiros famosos e muitas curiosidades. A pista do aeroporto chegou a ser utilizada para prática da farra do boi na década de 1960.

O livro foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí e conta com o patrocínio da Brasfrigo.

O 1º Festival Literário de Itajaí segue até domingo (26) e é aberto ao público das 9h às 12h e das 13h30 às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário