terça-feira, 24 de outubro de 2017

Evento lembra os 200 anos da Nova Ericeira em Navegantes

     
       Depois de Bombinhas, foi a vez de Navegantes lembrar os 200 anos da Colônia Nova Ericeira. O evento aconteceu na noite de segunda-feira (23), no Centro Integrado de Cultura (CIC). A iniciativa contou com o apoio da Fundação Cultural de Navegantes.

       O evento teve a exibição do documentário “Ericeira: Um mar de história” e uma roda de conversa com a presença dos jornalistas Magru Floriano, Rogério Pinheiro, da escritora Didymea Lazzaris e dos pesquisadores Isaque de Borba Corrêa, Vilma Mafra e Solon Damásio da Costa, o Bilo.

        O documentário “Ericeira: um mar de história”aborda a instalação da Colônia Nova Ericeira em 1817. Editado pela TV Univali, o curta-metragem foi gravado no litoral catarinense e na vila da Ericeira, em Portugal.
 
        Durante a roda de conversa, a escritora e pesquisadora, Didymea Lazzaris, disse não concordar com a presença dos colonos ericeirenses em Navegantes.

- Foram 101 colonos ericeiros. Antes teve a colonização açoriana. Nas palavras de Oswaldo Cabral foram mais de seis mil açorianos. Para mim, Navegantes e Itajaí têm mais a presença açoriana do que da Ericeira – explica.

         Lazzaris admite que faltam mais pesquisas na área.

 - Faltam pesquisas e quanto mais a gente pesquisar, outros erros vamos encontrar e muito mais vamos acrescentar aquilo que queremos conhecer – ressalta a pesquisadora.

          Já Magru Floriano defende que a povoação de Navegantes e região teve inicio com a Colônia Nova Ericeira.

- O nosso fluxo de povoação vem mais do Sul do que do Norte e por isso falamos tão pouco de São Francisco do Sul. No grosso das coisas o pessoal de São Francisco do Sul subiu a Serra. O pessoal de Penha, o fluxo migratório veio da invasão espanhola à Ilha de Santa Catarina e de Navegantes vem da Colônia Nova Ericeira.
 
 
           Floriano criticou a busca pela origem e defende a pesquisa como base a colonização feita como política de Estado.

- Eu busco algum pronto de reflexão na participação do Estado como projeto político, que eu chamo de colonização. Esse negócio de origem é muito complicado, fazer uma análise tendo como uma base fundamental essa questão de ser (português) açoriano ou ser continental. Isso leva a uma armadilha, como criar manifestações culturais – destaca o jornalista.

          Além de Navegantes, as comemorações dos 200 anos da Nova Ericeira serão realizadas até março de 2018, em mais oito cidades catarinenses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário