segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Bombinhas abre comemorações dos 200 anos da Nova Ericeira

Pescadores da Ericeira trouxeram técnicas pesqueiras para o Sul do Brasil/Crédito ICEA
   
     O aniversário de 200 anos da Colônia Nova Ericeira só acontece em março de 2018, mas a data começa a ser lembrada nesta sexta-feira (22), às 19h, durante o “Pirão Cultural”, no Restaurante Rancho da Ana, localizado na rua Leopardo, 571, bairro José Amândio. A entrada é gratuita. 

     O evento terá a exibição do documentário “Navegantes” e uma roda de conversa com os jornalistas Magru Floriano, Marcinha Ferreira, Alcides Mafra, Rogério Pinheiro e os pesquisadores Thiago Furtado, Isadora Manerich e Marquinho Pinheiro. 

     O documentário “Navegantes” aborda a colonização portuguesa no litoral catarinense pelo olhar de seus moradores. O filme mostra que os descendentes de portugueses têm origem em diversas regiões de Portugal e não só do Arquipélago dos Açores, como é comum ser divulgado hoje. O curta-metragem foi gravado em nove cidades de Santa Catarina e foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Navegantes. 

Nova Ericeira
     A Nova Ericeira foi criada oficialmente no dia 18 de março de 1818, em Porto Belo, mas a chegada dos primeiros pescadores da Ericeira (Portugal) ao Sul do Brasil aconteceu um ano antes.

Pescadores em Itajaí (SC) na década de 1970/Crédito Arquivo Público de Itajaí
   
    Fizeram parte da Nova Ericeira as cidades de Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Governador Celso Ramos (Ganchos), Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha, Porto Belo e Tijucas. 

     Os pescadores ericeirenses trouxeram técnicas pesqueiras, que foram repassadas de geração a geração e contribuiu para o desenvolvimento pesqueiro catarinense. 

Ericeira 
De vila de pescadores, a Ericeira é hoje um dos balneários mais visitados de Portugal/Crédito Rogério Pinheiro
   
     Local de passagem e instalação dos fenícios há 1000 antes de Cristo, a Ericeira é uma vila turística situada a 35 km a noroeste do centro de Lisboa. Ericeira significa "terra de ouriços", devido aos numerosos ouriços do mar que podiam se encontrados nas suas praias. 

Pirão Cultural 
     O Pirão Cultural é realizado pela Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo link: goo.gl/4nkQpq ou pelo telefone (47) 3264-7478. O evento é finalizado com uma degustação à base de pirão e peixe, oferecida pelo restaurante Rancho da Ana. 

     Além de Bombinhas, as comemorações dos 200 anos da Nova Ericeira serão realizadas até março de 2018 em outras nove cidades catarinenses. 

Um comentário:

  1. A colônia Nova Ericeira ficou a cargo de Justino José da Silva, importante comerciante ericeiro com trânsito privilegiado na corte portuguesa (a própria rainha foi padrinha de batismo do seu filho Francisco). A área destinada ao empreendimento foi determinada por decreto real em 18 de outubro de 1817 e a organização do projeto na então Enseada das Garoupas (Porto Belo) ficou a cargo do Intendente de marinha Mello e Alvim.
    Justino José da Silva, depois da definição da área da colônia voltou para Portugal para organizar a migração dos ericeiros para o Brasil.

    ResponderExcluir