terça-feira, 30 de agosto de 2011

A vila da Ericeira em Portugal tem mais de dois mil anos de história e foi tema de um documentário
O documentário “Ericeira: um mar de história” será exibido, gratuitamente, nesta quarta-feira (31), em Balneário Camboriú. O vídeo que conta a história da vila portuguesa da Ericeira vai ser apresentado no Programa Cineclube, da Fundação Cultural. A sessão começa às 19h30, na Biblioteca Machado de Assis, localizada na Terceira Avenida, esquina com as ruas 2500 e 2550. O documentário foi produzido pela TV Univali e conta com apoio cultural das Lojas Sibara.

O Cineclube é um programa coordenado pelo Arquivo Histórico de Balneário Camboriú e exibe filmes sempre na última quarta-feira do mês, dando preferência a obras não comerciais. A entrada é gratuita e a reserva de lugares pode ser feita no local ou pelo telefone 3264-5706, das 13 às 19 horas.


Pescadores ericeirenses são alguns dos personagens do documentário que foi filmado em agosto de 2010
O documentário aborda a importância da vila portuguesa da Ericeira (distante 40 quilômetros de Lisboa) para instalação de uma colônia pesqueira no Litoral de Santa Catarina no século XIX, a Colônia Nova Ericeira, criada por Dom João VI em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Cerca de 300 famílias vieram da Ericeira e de outras cidades de Portugal Continental.

Com direção e roteiro do jornalista Rogério Pinheiro, o documentário traz entrevistas com pescadores, personalidades e brasileiros que foram trabalhar na vila portuguesa. A Ericeira é um dos três lugares em Portugal com a maior concentração de brasileiros. A vila, com mais de dois mil anos de história, tem no turismo a sua principal atividade econômica.

Voltada para o Atlântico Norte, a Ericeira sempre dependeu do mar, seja na pesca e construção naval como o turismo
Desde março deste ano, o filme está sendo exibido, gratuitamente, em escolas públicas, associações de moradores, entidades e colônias pesqueiras do Litoral de Santa Catarina. No itinerário estão as cidades que fizeram parte da Colônia Nova Ericeira: Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Governador Celso Ramos (Ganchos), Itajaí, Itapema, Navegantes, Porto Belo e Tijucas.

Serviço
Evento: Cineclube FCBC – “Ericeira: um mar de história”
Data: 31 de agosto, quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Arquivo Histórico de Balneário Camboriú
Endereço: Terceira Avenida, esquina com as ruas 2500 e 2550
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário