quarta-feira, 27 de abril de 2011

Documentário sobre a Ericeira será exibido em Itapema

                                                                         
O documentário Ericeira: um mar de história vai estar nesta quinta-feira (28), em Itapema. O vídeo será exibido no auditório da prefeitura, localizada na Avenida Nereu Ramos, nº 134, Centro. As sessões acontecem das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas, para estudantes da rede municipal de ensino. O evento também é aberto à comunidade.

O documentário Ericeira: um mar de história foi produzido em parceria com a TV Univali e conta com o apoio cultural das Lojas Sibara. Em Itapema, a exibição está sendo feita a convite da Fundação Cultural e faz parte das comemorações do aniversário de 49 anos do município, celebrado no dia 21 de abril.

                                                                

O vídeo conta a história da vila portuguesa da Ericeira, localizada a 40 quilômetros de Lisboa. O filme aborda também a importância da vila lusa para instalação de uma colônia pesqueira no Litoral de Santa Catarina no século XIX, a Colônia Nova Ericeira, no qual Itapema fez parte. As imagens foram captadas no mês de agosto de 2010, pelo jornalista Rogério Pinheiro, que também assina o roteiro e direção. A Nova Ericeira é considerada a primeira companhia pesqueira do Brasil. O vídeo tem 25 minutos de duração.

                                                                          

O filme está sendo exibido, gratuitamente, em escolas públicas, associações de moradores, entidades e colônias pesqueiras do Litoral de Santa Catarina. No itinerário estão as cidades que fizeram parte da Colônia Nova Ericeira: Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Governador Celso Ramos (Ganchos), Itajaí, Itapema, Navegantes, Porto Belo e Tijucas.

Sobre a colônia

A Colônia Nova Ericeira foi criada por Dom João VI, em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Ao todo cerca de 500 famílias, a maioria formada por pescadores, vieram da Ericeira e outras cidades de Portugal.

 











Nenhum comentário:

Postar um comentário