terça-feira, 5 de abril de 2011

Documentário será apresentado para 180 estudantes de Itajaí


                                                                       
O documentário “Ericeira: um mar de história” vai ser apresentado nesta quinta e sexta-feira, na Biblioteca Silveira Júnior, em Itajaí. O público alvo são 180 alunos da rede municipal de ensino. Na quinta-feira (07/04), a primeira sessão acontece às 8h, para os estudantes da 5ª série da Escola Aníbal César. Em seguida, às 9h, é a vez dos alunos da 8ª série da Escola Avelino Werner. Na sexta-feira (08/04), às 8h, o documentário será exibido para mais uma turma da 5ª série da Escola Aníbal César. O documentário “Ericeira: um mar de história” foi produzido em parceria com a TV Univali e conta com o apoio cultural das Lojas Sibara.

                                                                           

O vídeo conta a história da vila portuguesa da Ericeira, localizada a 40 quilômetros de Lisboa. Além da história da Ericeira, o filme aborda também a importância da vila lusa para instalação de uma colônia pesqueira no Litoral de Santa Catarina no século XIX, a Colônia Nova Ericeira. As imagens foram captadas no mês de agosto de 2010, pelo jornalista Rogério Pinheiro, que também assina o roteiro e direção. A Nova Ericeira é considerada a primeira companhia pesqueira do Brasil. O vídeo tem 25 minutos de duração.


                                                                         
Depois de Itajaí, o documentário “Ericeira: um mar de história” será exibido, gratuitamente, em escolas públicas, associações de moradores, entidades e colônias pesqueiras do Litoral de Santa Catarina. No itinerário estão as cidades que fizeram parte da Colônia Nova Ericeira: Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Governador Celso Ramos, Itajaí, Itapema, Navegantes, Portobelo e Tijucas.

  Sobre a colônia

A Colônia Nova Ericeira foi criada por Dom João VI, em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Ao todo cerca de 500 famílias, a maioria formada por pescadores, vieram da Ericeira e outras cidades de Portugal.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário