sábado, 24 de abril de 2010

A Nova Ericeira nos Ganchos

A exposição A Nova Ericeira está em Governador Celso Ramos, conhecido popularmente como Ganchos. A mostra que resgata a história da primeira companhia pesqueira do Brasil estará montada no mercado público do município da Grande Florianópolis até o dia 30 de abril. As visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. A entrada é gratuita.


A exposição Nova Ericeira conta com fotos atuais e antigas e objetos antigos sobre a pesca em Santa Catarina. Desde dezembro de 2009, a mostra já passou por Navegantes, Itajaí, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Balneário Camboriú e Tijucas. O evento conta com o apoio cultural da Gomes da Costa (GDC) e do Sinergia Sistema de Ensino.

A Colônia Nova Ericeira foi criada por Dom João VI em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Ao todo cerca de 300 famílias, a maioria formada por pescadores, vieram da freguesia portuguesa da Ericeira, distante 40 quilômetros de Lisboa. Nove municípios do Litoral Centro-Norte de Santa Catarina fizeram parte da colônia, entre eles Ganchos.

Até o mês de maio a exposição ainda vai passar por Camboriú e Florianópolis. Depois segue para a Ericeira (Portugal) e Sevilha (Espanha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário