segunda-feira, 3 de maio de 2010

Biblioteca Pública de Itajaí recebe livro “A Nova Ericeira” na quarta-feira

Os leitores que frequentam a Biblioteca Pública Silveira Júnior, em Itajaí, terão uma novidade a partir desta quarta-feira (05). O livro “A Nova Ericeira”, do Jornalista Rogério Pinheiro, estará à disposição dos leitores do município para empréstimo. A entrega dos exemplares, que será feita pelo próprio autor, acontece às 9 horas. Junto com o livro convencional, um exemplar em braile e audiolivros da obra também serão doados.

Itajaí é segunda cidade a receber a doação do livro. A primeira foi Tijucas, em abril, onde oito exemplares foram entregues nas mãos do prefeito Elmis Mannrich. Os livros foram encaminhados para biblioteca pública e as principais escolas municipais de Tijucas. Itajaí ainda deve receber mais exemplares do livro, bem como escolas e bibliotecas públicas de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos (Ganchos), Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.

A obra conta a trajetória de dez famílias descendentes dos colonos vindos da Ericeira Portugal), nos últimos 191 anos. São nove histórias ambientadas nas cidades catarinenses de Itajaí (1945), Bombinhas (1904, 1980 e 2007), Porto Belo (1818 e 1949), Navegantes (1947 e 2008), a paulista Santos (1955), a gaúcha Rio Grande (1975) e a portuguesa Ericeira (1818). O livro questiona a presença açoriana entre os municípios de Governador Celso Ramos a Itajaí.

De acordo com o Rogério Pinheiro, a doação dos livros faz parte do trabalho de divulgação da Colônia Nova Ericeira, considerada a 1ª companhia pesqueira do Brasil. “Pelo menos 30% dessa 1ª edição terão como destino bibliotecas e escolas públicas. A novidade fica por conta da doação dos exemplares para os deficientes visuais, como o braile e o audiolivro. O importante é que todos tenham o acesso à informação”, lembrou o jornalista.



Um comentário:

  1. Qaundo chega a exposição à Ericeira, em Portugal? Sou Professora na escola da vila e gostava de ter conhecimento para dinamizar os meus alunos. Sorrisos musicais, Mónica Martins

    ResponderExcluir