domingo, 28 de fevereiro de 2010

A Nova Ericeira em Balneário Camboriú


A exposição que resgata, por meio de fotos antigas e atuais e objetos antigos, a história da 1ª colônia pesqueira do Brasil, chega nesta segunda-feira (01 de março), em Balneário Camboriú. A exposição “A Nova Ericeira” poderá ser visitada na Biblioteca Pública Machado de Assis até o dia 12 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 19h30min. A Biblioteca está localizada na 3ª Avenida, esquina com a rua 2500. A entrada é gratuita. A exposição que já passou por Navegantes, Itajaí, Itapema, Porto Belo e Bombinhas conta com apoio cultural do Sinergia Sistema de Ensino e da Gomes da Costa.

A Colônia Nova Ericeira foi criada por Dom João VI em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Ao todo cerca de 300 famílias, a maioria formada por pescadores, vieram da freguesia portuguesa da Ericeira, distante 40 quilômetros de Lisboa. Nove cidades do Litoral Centro-Norte de Santa Catarina fizeram parte da colônia, entre elas Balneário Camboriú.

Até abril, a exposição ainda vai passar por Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos (Ganchos) e Tijucas. Em seguida ela vai à Ericeira (Portugal) e Sevilha (Espanha).

A exposição é de autoria do jornalista Rogério Pinheiro Leal Nunes. Contato pelo telefone 8823-5334. Acompanhe a exposição também no blog anovaericeira.blogspot.com ou no http://twitter.com/anovaericeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário