terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A Ericeira em Bombinhas

Casualidade. É assim que o português da vila da Ericeira, João Manuel Franco, 70 anos, define o interesse dele por Bombinhas. Quem conhece a história sabe que o acaso não é uma palavra que pode ser usada para definir a ligação entre a cidade brasileira e a freguesia portuguesa. Primeiro porque Bombinhas recebeu dezenas de famílias da Ericeira em 1818. Segundo que os costumes da Ericeira permanecem até hoje, principalmente na pesca e na fisionomia da população de Bombinhas. Quase 200 anos depois a história se repete e coube mais uma vez a um ericeirense reescrevê-la.

A aventura de João Manuel, ou simplesmente Mar à Vista como é conhecido na Ericeira, começou em 2003. Com a ideia fixa de ir ao Brasil, ele resolveu comprar uma fazenda. O primeiro local escolhido foi à região do Triângulo Mineiro, no Estado de Minas Gerais. A forte ligação com o mar fez o português mudar de planos, mas o foco continuava a ser o Brasil. Por intermédio de um site de buscas, ele chegou ao Litoral de Santa Catarina. Apesar de já conhecer a história do Brasil e da Nova Ericeira (colônia fundada em 1818, por Dom João VI, na cidade de Porto Belo e considerada o 1º empreendimento pesqueiro do Brasil), João Manuel não imaginava que houvesse tantos indícios da Ericeira na antiga colônia.

- Quando vim cá, em 2003, fui primeiro para Porto Belo e disse: parece que estou na Ericeira. As pessoas são exatamente as mesmas. Eu me identifiquei porque os pescadores de Porto Belo tem as características todas da Ericeira, o estilo de andar com calça meia arregaçadas. Toda a história das tarrafas, a maneira que os pescadores preparam as redes para a pesca da tainha, isso é tudo de lá (Ericeira) – conta.



Para o ericeirense, o Sul do Brasil é pouco conhecido em Portugal.

- O que os portugueses conhecem é o Nordeste. Ninguém conhece o Sul e por isso possuem uma ideia falsa do Brasil. A semelhança de Bombinhas com a Ericeira é total. Aliás, tem aqui muitas palavras que são mais parecidas com língua portuguesa, do que propriamente em outras áreas do Brasil – argumenta.

Perguntado da possibilidade de retornar a Ericeira, Mar à Vista não hesita em responder.

- Não penso em voltar a morar na Ericeira. Em Bombinhas eu me sinto bem. Estar aqui é como está na Ericeira – concluiu o português.

Exposição A Nova Ericeira

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a Ericeira uma dica é a exposição A Nova Ericeira, que está em Bombinhas até o dia 28 de fevereiro. As visitas podem ser feitas Instituto Kat Schürmann, na Praia do Ribeiro, das 14 às 19 horas. A Nova Ericeira resgata, por meio de fotos antigas e atuais e objetos antigos, a história da 1ª colônia pesqueira do Brasil. A entrada no Instituto Kat Schürmann custa R$ 10,00. Estudantes e idosos pagam a metade. A exposição conta com apoio cultural do Sinergia Sistema de Ensino e da Gomes da Costa.

Informações adicionais com o jornalista Rogério Pinheiro Leal Nunes, no telefone 8823-5334.

Nenhum comentário:

Postar um comentário