sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Bombinhas recebe exposição A Nova Ericeira neste sábado


Depois de passar por Navegantes, Itajaí, Itapema e Porto Belo, a exposição A Nova Ericeira chega neste sábado (20), em Bombinhas. A mostra estará aberta ao público a partir das 14 horas, no Instituto Kat Schürmann (Parque Ecológico da Família Schürmann), na praia do Ribeiro. As visitas poderão ser feitas até o dia 28 de fevereiro, das 14 às 19 horas. A entrada no Instituto Kat Schürmann custa R$ 10,00. Estudantes pagam a metade do preço.

A exposição A Nova Ericeira resgata, por meio de fotos antigas e atuais e objetos antigos, a história da 1ª colônia pesqueira do Brasil. As 20 primeiras pessoas que visitarem a mostra em Bombinhas vão receber uma camiseta. Livros sobre a Colônia Nova Ericeira serão sorteados entre os visitantes durante os nove dias de exposição. O evento conta com apoio cultural do Sinergia Sistema de Ensino e da Gomes da Costa.

A Colônia Nova Ericeira foi criada por Dom João VI em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Ao todo cerca de 300 famílias, a maioria formada por pescadores, vieram da freguesia portuguesa da Ericeira, distante 40 quilômetros de Lisboa. Até abril, a exposição ainda vai passar por Balneário Camboriú, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos (Ganchos) e Tijucas. Em seguida ela vai à Ericeira (Portugal) e Sevilha (Espanha).

Instituto Kat Schürmann

Fundado em 1999, o Instituto Família Schürmann foi criado com o objetivo de contribuir para a manutenção da qualidade sócio-ambiental dos ambientes marinho e costeiro. Recentemente a entidade recebeu o nome de Instituto Kat Schürmann, em homenagem à filha mais nova do casal Vilfredo e Heloisa Schürmann, que faleceu em maio de 2006.

O Instituto Kat Schürmann está localizado na praia do Ribeiro, em Bombinhas. Com uma área de cerca de 17.000 m2, a entidade abriga um espaço cultural de exposições com fotos e peças trazidas das expedições da Família Schürmann, auditório, laboratório de educação ambiental marinha, sala de estudos, trilha ecológica, estação de tratamento de efluentes, sistema para captação de águas pluviais e um sistema de geração de energia fotovoltaica.

Informações adicionais com o jornalista Rogério Pinheiro Leal Nunes, no telefone 8823-5334. Acompanhe a exposição também no blog anovaericeira.blogspot.com ou no http://twitter.com/anovaericeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário