quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Itajaí comemora os 200 anos da Nova Ericeira nesta sexta-feira

 
Pesca foi um dos legados deixados pela Nova Ericeira em Itajaí/Foto Arquivo Público de Itajaí

2018 é o ano do bicentenário da Colônia Nova Ericeira. Para comemorar a data, a Secretaria de Pesca de Itajaí organiza uma roda de conversa nesta sexta-feira (2), às 19h, no salão nobre do Museu Histórico. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Cultural de Itajaí. A entrada é gratuita.

A roda de conversa terá a participação de historiadores, pesquisadores e jornalistas de Itajaí e região. Entre eles Magru Floriano, Edson d’Ávila, Dieter Hans Kohl, Cláudio Bersi e Rogério Pinheiro.

Durante o evento será apresentado um estudo que comprova a ligação de Itajaí com a Colônia Nova Ericeira e sua importância para o desenvolvimento pesqueiro do município. Itajaí já reconhece oficialmente a ligação com a Nova Ericeira.

Museu Histórico de Itajaí recebe o eventos dos anos da Nova Ericeira no dia 2 de fevereiro de 2018/Foto Prefeitura de Itajaí

As comemorações dos 200 anos da Nova Ericeira começaram em setembro de 2017, em Bombinhas. O evento já foi realizado em Navegantes e Penha. Depois de Itajaí, outras seis cidades do litoral catarinense devem receber o evento. 

Nova Ericeira

A Nova Ericeira foi criada oficialmente no dia 25 de março de 1818, na Enseada das Garoupas, hoje Porto Belo. Mais de 300 pessoas vieram Ericeira (Portugal) para povoar o litoral catarinense entre Governador Celso Ramos (Ganchos) e Itajaí. Sendo um projeto do governo português, a Nova Ericeira foi extinta após a Independência do Brasil. Itajaí e outras nove cidades fizeram parte da colônia.

O principal legado deixado pela Colônia Nova Ericeira pode ser encontrado hoje na pesca. Os pescadores ericeirenses trouxeram técnicas pesqueiras, que foram passadas de geração em geração. A mão de obra qualificada no setor foi fundamental para o desenvolvimento pesqueiro catarinense.  

 Ericeira

Local de passagem e instalação dos fenícios há 1000 antes de Cristo, a Ericeira é uma vila turística situada a 35 km a noroeste do centro de Lisboa. Ericeira significa "terra de ouriços", devido aos numerosos ouriços do mar que podiam se encontrados nas suas praias. O primeiro documento que faz referência à pesca é de 1229, quando foi criado o município da Ericeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário