sábado, 16 de dezembro de 2017

Câmara de Porto Belo aprova acordo de cooperação com Mafra em Portugal

Vista do bairro do Araçá, em Porto Belo/Foto João Filho Fotografado Porto Belo (Facebook)

De autoria do vereador Marcos Marques (PRB), a Câmara de Porto Belo aprovou na última quarta-feira (13), por unanimidade, o Projeto de Lei que estabelece cooperação cultural e socioeconômica entre os municípios de Porto Belo e Mafra em Portugal. O projeto segue agora para sanção do prefeito Emerson Stein (PMDB).

O principal objetivo do acordo é promover a aproximação entre os bairros de Araçá, em Porto Belo, e a freguesia da Ericeira, no Concelho de Mafra. O Projeto de Lei deve ajudar futuramente no processo de geminação entre os municípios.

Praia dos Pescadores na Ericeira/Foto Rogério Pinheiro

A ideia é possibilitar a troca de experiências entre as duas comunidades. A cooperação entre as comunidades do Araçá e da Ericeira devem abranger o turismo, pesca, meio ambiente, educação e cultura. 

Porto Belo e Mafra possuem ligação histórica, principalmente por parte da criação da Colônia Nova Ericeira em março de 1818. Ericeira hoje é uma freguesia de Mafra, mas até 1855, era um município.

Da Ericeira, vieram cerca de 300 colonos que povoaram Porto Belo e a região. Além disso, dados históricos apontam que moradores da Ericeira e também de Mafra já estavam no Sul do Brasil em 1750.

Nenhum comentário:

Postar um comentário