segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Exposição vai levar a história e o potencial turístico de SC à Europa

No próximo sábado (21), a exposição “A Nova Ericeira”, do jornalista Rogério Pinheiro, embarca rumo à Europa. Na bagagem irão 19 displays em PVC, que retratam a história da colonização portuguesa no Litoral Norte de Santa Catarina. A mostra resgata a história da primeira companhia pesqueira do Brasil e contará com fotos atuais e antigas de nove municípios catarinenses, além da Freguesia da Ericeira (Portugal). Os textos dos displays estão escritos em português, inglês e espanhol. A exposição na Europa tem o apoio cultural da BR Foods, Grupo Calvo e das prefeituras de Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema e Porto Belo.

O primeiro país a receber a exposição “A Nova Ericeira” será Portugal. De 23 de agosto a 5 de setembro, a mostra fotográfica estará na Ericeira, um dos balneários mais visitados do verão português. Ericeira está distante 40 quilômetros a Noroeste da capital Lisboa. A estimativa de público é de 200 mil turistas, entre eles ingleses, franceses, espanhóis, portugueses, italianos, alemães e holandeses. Além da exposição, será lançado também em Portugal o livro A Nova Ericeira, que resgata a história dos descendentes da Ericeira no Brasil.


Na última semana de setembro, a exposição segue para a cidade de Cádiz, no Sul da Espanha. A Nova Ericeira estará montada até a primeira semana de outubro, na Universidad de Cádiz. Em seguida será a vez da Universidad Pablo de Olavide, em Sevilha, receber a exposição. A data e o horário da mostra serão informados pelas universidades espanholas no final de setembro, período de inicio do ano letivo na Espanha.

Segundo o jornalista, Rogério Pinheiro, a exposição européia vai ser muito diferente do que foi realizada em Santa Catarina. “Em oito meses, a versão brasileira da exposição visitou dez cidades, de Florianópolis a Itajaí, com público aproximado em 150 mil visitantes. Agora em Portugal e Espanha, a principal mudança será no material, que foi substituído do banner em lona para os displays adesivados. A mudança trouxe qualidade nas fotos e nos textos, que foram traduzidos para o inglês e espanhol. Isso vai levar a história e a cultura de Santa Catarina para um público maior de pessoas e de várias nacionalidades”, explicou.

Pinheiro quer trabalhar também com o potencial turístico do Estado. “Não tem como falar da história da Colônia Nova Ericeira, que abrangeu as cidades de Governador Celso Ramos a Itajaí, sem mencionar as belezas naturais dessa parte do Litoral de Santa Catarina. O turista europeu conhece muito pouco o Sul do Brasil, principalmente Santa Catarina. Além da história, a exposição mostrará o nosso potencial turístico também”, completou o jornalista.

                                                                       

Sobre a Colônia Nova Ericeira

A Colônia Nova Ericeira foi criada por Dom João VI em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Ao todo cerca de 300 famílias, a maioria formada por pescadores, vieram da freguesia portuguesa da Ericeira. Bombinhas, Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos, Itajaí, Itapema, Navegantes, Porto Belo e Tijucas fizeram parte da colônia.

*Informações adicionais no telefone (47) 8823-5334

Um comentário:

  1. Um abraço de Joaquim Pinto
    O cabeleireiro do Presidente
    Se ainda for usado este site de noticias

    Um abraço Joaquim Pinto

    ResponderExcluir