segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Exposição e livro “A Nova Ericeira” são lançados em Portugal


                                                                       
Exposição e livro “A Nova Ericeira” são lançados em Portugal

Uma pequena parte da história do Litoral de Santa Catarina foi apresentada na tarde desta segunda-feira (23), na freguesia da Ericeira, em Portugal. A história da Colônia Nova Ericeira, retratada em uma exposição fotográfica e num livro, foi lançada na freguesia portuguesa para um público de 60 pessoas, entre elas autoridades e jornalistas portugueses. A exposição fotográfica sobre a Colônia Nova Ericeira fica em Portugal até o dia 5 de setembro. O evento contou com o apoio cultural da BR Foods, Grupo Calvo e das prefeituras de Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema e Porto Belo.

                                                                       
A exposição é composta por 19 fotos atuais e antigas da atividade pesqueira em nove municípios catarinenses, além da Freguesia da Ericeira. Os textos das fotos estão escritos em português, inglês e espanhol. Ericeira é um dos balneários mais visitados do verão português e a estimativa de público é de 200 mil turistas, entre eles ingleses, franceses, espanhóis, portugueses, italianos, alemães e holandeses.
Depois de Portugal, a exposição segue para a cidade de Cádiz, no Sul da Espanha. A Nova Ericeira estará montada até a primeira semana de outubro, na Universidad de Cádiz. Em seguida será a vez da Universidad Pablo de Olavide, em Sevilha, receber a exposição. A data e o horário da mostra serão informados pelas universidades espanholas no final de setembro, período de inicio do ano letivo na Espanha.

                                                                       
Sobre a Colônia Nova Ericeira

A Colônia Nova Ericeira foi criada por Dom João VI em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Ao todo cerca de 300 famílias, a maioria formada por pescadores, vieram da freguesia portuguesa da Ericeira. Bombinhas, Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos, Itajaí, Itapema, Navegantes, Porto Belo e Tijucas fizeram parte da colônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário