segunda-feira, 14 de junho de 2010

Professores de Porto Belo participam de palestra na terça-feira

Porto Belo vai receber nesta terça-feira (15), às 19 horas, a palestra sobre a “Nova Ericeira”, colônia portuguesa considerada o primeiro empreendimento pesqueiro do Brasil. A apresentação será realizada na Escola Estadual Tiradentes para professores dos ensinos infantil, fundamental e futuros docentes do curso do magistério. A palestra gratuita vai ser ministrada pelo jornalista Rogério Pinheiro, que pesquisa o tema há quatro anos.

Para o autor, a apresentação desta terça-feira em Porto Belo tem por objetivo oferecer uma nova opção sobre a história da colonização portuguesa no litoral catarinense. “Vou apresentar apenas o resultado de uma pesquisa que foi construído em torno de documentos oficiais. É uma visão histórica diferente do convencional, pois é contata do ponto de vista da população e não de governantes. O resultado mostra principalmente que não houve nenhuma colonização açoriana em grande parte do litoral de Santa Catarina, bem diferente do que é divulgado hoje”, explicou o jornalista.

A Colônia Nova Ericeira foi criada oficialmente por Dom João VI em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Ao todo cerca de 300 famílias, a maioria formada por pescadores, vieram da freguesia portuguesa da Ericeira (Portugal), distante 40 quilômetros de Lisboa. Nove municípios do Litoral Centro-Norte de Santa Catarina fizeram parte da colônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário