domingo, 6 de junho de 2010

Brasileiros e portugueses lançam confraria em Santa Catarina


O município de Bombinhas foi sede no sábado (05), do lançamento oficial da Confraria “A Nova Ericeira”. O evento aconteceu no restaurante Pirâmide, no bairro de Bombas e contou com a presença de portugueses da Ericeira e Lisboa e brasileiros de Itajaí, Navegantes, Bombinhas e Balneário Camboriú. O grupo de amigos luso-brasileiro foi criado para unir portugueses e brasileiros, por intermédio da história, turismo, cultura e gastronomia dos dois países. Para participar da confraria basta apenas adquirir a camiseta no valor de R$ 20,00 e preencher um ficha de inscrição. As camisetas são limitadas e estão a venda pelos telefones 47 8823-5334 (contato brasileiro) 9198-1676 (contato português).

A confraria homenageia a Colônia Nova Ericeira, criada por Dom João VI em 1818, no Litoral de Santa Catarina. Fizeram parte da colônia: Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Governador Celso Ramos (Ganchos), Itajaí, Itapema, Navegantes, Porto Belo e Tijucas. Hoje, existem milhares de descendentes da Ericeira nessas cidades catarinenses. Além da confraria, um livro e uma exposição itinerante também ajudam a resgatar a história da Colônia Nova Ericeira, que é considerada o 1º empreendimento pesqueiro do Brasil.

Ericeira

A Ericeira é uma freguesia portuguesa situada a 40 quilômetros de Lisboa. Local de passagem e instalação dos fenícios há 1000 a.C., Ericeira significa terra de ouriços ou Ouriceira como era conhecida antigamente. A Ericeira foi elevada à cidade em 1229, mas devido à reforma política de 1855 passou a ser freguesia subordinada ao município de Mafra. Hoje, a Ericeira é um dos balneários mais visitados do verão europeu. A freguesia portuguesa recebe cerca um milhão de turistas todos os anos, entre eles ingleses, espanhóis, franceses, alemães, italianos, suecos, holandeses, noruegueses, suíços e austríacos.

Informações adicionais com o português, João Manuel Franco, no 47 9198-1676.

Nenhum comentário:

Postar um comentário