sexta-feira, 22 de julho de 2011

Caçada ao submarino alemão

 
Navio brasileiro "Tutóya" sendo torpedeado pelo U-513
     Quando o submarino alemão Unterwasser-Schiff 513 (U-513), comandado por Friedrich Guggenberger, veio para o Atlântico Sul, recebeu de Hitler uma única missão: afundar o máximo de navios em águas brasileiras. Guggenberger, então com 28 anos na época, chegou a ser condecorado por Hitler, após afundar um grande porta-aviões inglês.

           No dia 21 de junho de 1943, o navio de bandeira sueca SS Venezia foi a primeira vítima do U-513. A embarcação avistada próxima ao Arquipélago de Abrolhos, no litoral da Bahia, foi torpedeada. O navio afundou tão rápido que a tripulação não teve tempo de chamar SOS. O ataque do submarino alemão só foi descoberto uma semana depois, assim que parte da tripulação chegou em terra firme.
 
            Quatro dias depois, o alvo foi o navio petroleiro americano “Eagle”. Foram mais de 12 horas seguidas de perseguição ao petroleiro da Standard Oil. Ainda no litoral fluminense, o U-513 afundou, no dia 30 de junho de 1943, o navio brasileiro “Tutóia”.
 
O submarino alemão antes de iniciar mais um ataque
 
       Embarcação seguia de Paranaguá, no Paraná, para o porto de Santos, quando foi surpreendida pelo submarino alemão. Dos 37 tripulantes, 30 conseguiram sobreviver.

       Já em águas paulistas, o submarino alemão torpedeou no dia 03 de julho outro navio americano, o Elihu B. Washburne, próximo a Ilha Bela. O navio seguia também para Santos e transportava café para os Estados Unidos.

       Seguindo em direção ao Sul, o submarino comandado por Guggenberger afundou o navio inglês “Incomati”. No Litoral de Santa Catarina, aconteceu a última missão do U-513. Navegando próximo de Florianópolis, o “Richard Caswell” foi atacado e torpedeado no dia 16 de julho. O navio de bandeira dos Estados Unidos vinha de Buenos Aires com uma carga valiosa de tungstênio e magnésio.


O U-513 foi responsável por afundar diversos anvios na costa brasileira
               
          Ainda em mares catarinenses, Guggenberger cometeu um erro que foi fatal para sua derrota. Depois de uma longa conversa via rádio, o capitão americano Roy Whitcomb, que já estava no encalço do submarino alemão, conseguiu interceptar a conversa e fazer a sua localização. O submarino estava a cerca de 170 quilômetros de Florianópolis.


Comunicação interceptada ajudou na localização do subamrino no Litoral de SC
      
        Na manhã nublada do dia 19 de julho de 1943, o hidroavião PBM 5 Mariner, pilotado por Whitcomb, decolou de Florianópolis. O submarino alemão é localizado às 15h30 daquele dia. A tripulação, assim que avistou a aeronave americana, até tentou submergir novamente, mas não havia mais tempo.


Números circulados em vermelho são os submarinos alemães afundados no Brasil
          
        Seis bombas foram jogadas em direção ao U-513 e duas acertam o casco. Dos 46 tripulantes, sete sobreviveram, entre eles Guggenberger. O comandante alemão e os outros tripulantes foram resgatados quase um dia depois do ataque. Eles foram levados para a cidade de Recife e em seguida para os Estados Unidos.

U-513 é localizado

        As coordenadas deixadas pelo capitão americano Roy Whitcomb ajudaram Vilfredo e Heloísa Schürmann na localização do U-513. O casal de aventureiros assinou um convênio de cooperação com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para localização e confirmação, por meio de prospecção oceanográfica, da posição do submarino. A descoberta veio na noite do dia 14 de julho de 2011, cinco dias antes de completar 68 anos do ataque que afundou o U-513.

       Os restos do submarino foram encontrados a 75 m de profundidade próximo ao Litoral de São Francisco do Sul. Para achar o U-513, Vilfredo e Heloísa foram aos Estados Unidos e à Alemanha pesquisar nos arquivos das marinhas americana e alemã. O filho Wilhelm comprou em Boston um radar do mesmo tipo do que localizou o transatlântico Titanic no Atlântico Norte, em 1985. As buscas foram feitas numa área a 75 quilômetros a leste de Florianópolis.
 
Hidroavião americano que afundou o submarino alemão U-513
           
        As buscas dos Schürmann se concentraram na área entre os locais onde o hidroavião americano patrulhava o mar e o ponto onde os náufragos foram resgatados, um dia depois do afundamento.

- Os relatos da época falam de uma mancha de óleo de 30 milhas levada pela corrente”, contou Vilfredo.

      Segundo o navegador, no local a profundidade é de aproximadamente 100 metros, fundo demais para mergulhadores. Vamos usar um submarino robô para filmar dentro do U-513. -disse.


Navio americano resgatou Guggenberg e seis tripulantes do U-513

        Durante a Segunda Guerra Mundial, foram afundados em águas brasileiras 11 submarinos alemães. Vários grupos de arqueologia submarina desenvolvem trabalhos de pesquisa documental para tentar achá-los, mas o U513 foi o primeiro a ser encontrado.

        Foram torpedeados de 22 de março de 1941 a 23 de outubro de 1943, 91 navios mercantes nacionais e estrangeiros por submarinos do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

Desapareceu na floresta

         Após ser preso no Litoral de Santa Catarina, Friedrich Guggenberger foi transferido para o campo de prisioneiros nos Estados Unidos. Guggenberger e outros prisioneiros de guerra conseguiriam fugir no dia 23/12/1944. A fuga durou 13 dias e os prisioneiros foram recapturados próximo a fronteira mexicana. Guggenberger foi libertado pelos Aliados em agosto de 1946.
 
Guggenberg (o terceiro da esquerda para direita) foi condecorado por Hitler
         Após a guerra voltou para a Alemanha e tornou-se arquiteto. No dia 13 de Maio de 1988, Guggenberger resolveu passear em uma floresta e nunca retornou. Seu corpo foi encontrado dois anos mais tarde.

2 comentários:

  1. Parabéns pela excelente narrativa! Fez-me lembrar dos momentos vividos pelo meu pai, o Comandandte da Marinha Mercante Brasileira, José Fernandes Guimarães, cuja saga de tentativas de torpedeamento que sofreu por submarinos alemães eu tentei descrever no "site" www.sentandoapua.com.br, no artigo "Driblando Submarinos", pois foi covardemente atacado pelo malfadado “U-156”, o qual era comandado pelo jovem e covarde nazista Capitão-de-Corveta Werner Hartenstein.

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