terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ericeira será tema de documentário


                                                                  
A vila portuguesa da Ericeira, localizada a 40 quilômetros de Lisboa, será retratada em vídeo. O documentário, que está sendo produzido com parceria da TV Univali, irá contar a história da vila e a importância dela para instalação de uma colônia pesqueira no Litoral de Santa Catarina no século XIX, a Colônia Nova Ericeira. As imagens foram captadas no mês de agosto de 2010, pelo jornalista Rogério Pinheiro, que também assina o roteiro e direção. A Nova Ericeira é considerada a primeira companhia pesqueira do Brasil.

O lançamento do documentário “Ericeira: um mar de história” está previsto para acontecer no mês de março, em local e data a ser definidos. Até novembro o documentário vai ser exibido, gratuitamente, em escolas públicas, associações de moradores, entidades e colônias pesqueiras do Litoral de Santa Catarina. No itinerário estão as cidades que fizeram parte da Colônia Nova Ericeira: Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Governador Celso Ramos, Itajaí, Itapema, Navegantes, Porto Belo e Tijucas.

Segundo Rogério Pinheiro, o documentário foi criado para mostrar uma parte desconhecida das origens portuguesas de Santa Catarina. “A Colônia Nova Ericeira é apenas uma de outras regiões do litoral que não foram colonizadas por açorianos. De Governador Celso Ramos a Itajaí a maioria dos portugueses são de vilas e cidades do continente. Entre elas estão Ericeira, Braga, Porto, Setúbal, Lisboa, Peniche e Cascais.”, explicou o jornalista.

Sobre a colônia e o documentário

A Colônia Nova Ericeira foi criada por Dom João VI, em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Ao todo cerca de 500 famílias, a maioria formada por pescadores, vieram da Ericeira e outras cidades de Portugal. O documentário terá 25 minutos de duração e contará a história da Ericeira e a sua ligação com a atividade pesqueira.









Nenhum comentário:

Postar um comentário