segunda-feira, 25 de julho de 2011

A polêmica origem do Boi de Mamão

Boi de Mamão pode ter origem na Espanha e não em Portugal como é conhecido
Se você perguntar para um morador de uma das 15 ilhas do Arquipélago dos Açores (Portugal), o que significa a palavra “Boi de Mamão”, é provável que ele não saiba responder. Mesmo assim a manifestação folclórica praticada em Santa Catarina desde o século 19 é atribuída à cultura açoriana, mesmo nunca tendo existido nos Açores. Agora uma nova pesquisa tenta desvendar a origem ainda incerta do boi mais famoso de Santa Catarina.

No recém-lançado “O Boi de Mamão folguedo folclórico da Ilha de Santa Catarina - Introdução ao seu estudo”, o professor e folclorista Nereu do Vale Pereira, oferece mais uma pista de onde surgiu o folguedo. Para a surpresa de muitos historiadores o boi de mamão não veio do Boi Bumbá nordestino e sim dos espanhóis que aqui estiveram entre anos de 1500 a 1800.

Estudioso da cultura açoriana, o professor descarta a origem do folguedo nos Açores, contrariando o pensamento de muitas pessoas que divulgam a tradição.

- Nos Açores não existe boi de mamão. Há brincadeira com boi de verdade, no campo ou na corda - contesta o pesquisador.

Boi Bumbá é uma das explicações para a origem do boi catarinense
Segundo Pereira, o folguedo catarinense tem semelhança com práticas ibéricas ligadas às corridas de touros como Juego de La Vaquilla ou Touro de Mimbre, feito com bois falsos para iniciar os jovens nas touradas.

- Bem diferente da forma ritualística do Bumba Meu Boi nordestino, de influência africana - completou o professor.

O livro

Com 188 páginas, a obra aborda a origem do Boi de Mamão como folguedo folclórico em Santa Catarina, assim como formas de organização da brincadeira, desde a construção dos personagens e confecção do figurino, além da seleção das cantorias e treinamento dos cantores e dançadores para sair às ruas.

Livro tenta desvendar a origem do Boi de Mamão
O livro traz ainda ilustrações de obras feitas por artistas espanhóis no século 18, que mostram imagens de brincadeiras com bois falsos confeccionados em madeira, couro ou tecido.

O trabalho é o resultado da experiência de mais de 30 anos com o Boi de Mamão.

A brincadeira

O folguedo conta a morte e ressurreição do boi. O primeiro registro em Santa Catarina é do ano de 1830. Entre os personagens estão o proprietário do boi, a bermuncia e seu filhote, a maricota, o doutor, a viúva, o cavalinho, os outros bois, os corvos e o boi.

A polêmica origem do boi de mamão

Antigamente, a brincadeira era conhecida como “Boi de Pano”, mas com a pressa de fazer o personagem começou a ser usado um mamão verde para representar a cabeça do boi.

Brincadeira envolvendo o boi é encontrada também em outras partes do Brasil e são conhecidas como Boi

Bumba e Bumba Meu Boi.

Os bois mais famosos do país são o “Caprichoso” e o “Garatindo”, do Festival Folclórico de Parintins, nos Amazonas.

Não concorda

O professor e historiador Ivan Serpa considera um absurdo tentar encontrar a origem do boi na Europa. Serpa trabalha com o Boi de Mamão há dois anos, no bairro Itaipava, em Itajaí.

- O boi de mamão possui características de várias culturas e não só européia. É um erro querer atribuir a origem do folguedo aos espanhóis - disse.

Serpa concorda apenas que a brincadeira não tem origem nos Açores.

- No ano passado um grupo folclórico dos Açores esteve em Itajaí. Ninguém do grupo açoriano sabia dizer o que era a palavra Boi de Mamão – explicou o professor.



6 comentários:

  1. Caro colega, sou brincande e fazedor de Boi desde meus 04 anos de idade. Sou taez uma das poucas pesoas que vive exclusiamente desta atividade em Florianópolis.
    Embora tenha apenas 40 anos, tenho estudado muitodesde meus 15 anos de idade e sinceramente ainda que possamos atribuir a teatrealidade das manifestações do Boi a origem européia, é no mínimo vago atribuir a razão de ser do Boi de Mamão a herança espanhola, mesmo porque se assim fosse, teríamos diversas manifestações desta natureza em aíses como argentina, uruguai e a própria espanha não é mesmo?
    A temática do Boi no Brasil esta relacionada ao cultu de morte e ressurreição, culto este que não tem nada haver com a doutrina cristã e sim com as antigas e sagradas religiões dos povos antigos, posteriormente tratados pela igreja como povos pagãos.
    Acontece que o cristianismo se utilizou destas crenças e ritos para arquitetar sua estrutura de doutrina e poder. É bem verdade que o assunto é muito extenso, porém para efeito de momento é imprenssidível que trabalhemos com a hipótese que fomos enganados a séculos. Se compreender-mos isto então poderemos compreender a existência de manifestações folclóricas tais como o Boi de Mamão.
    De qualquer forma fazendo uma análise superficial, chega ser ilógico dizer que o boi de mamão catarinense não tem a mesma origem do boi do norte ou nordeste. Basta analisar a forma de cortejo, os canticos de abrição de porta,os personagens, tais como jaraguá, ema, urubú, mateus, e a temática da ressurreição do boi. Temática esta como já mencionei vivida e revivida por vários povos de diversas épocas. Evidentemente que a transmissão oral permitiu que com o passar do tempo influenciado pelo ambiente e cultura essas manifestações fossem adquirindo personalidade própria e aí sim podemos atribuir influências secundárias dentro do boi de mamão tal qual sugere o professor.
    O professor também faz referência sobre a descoberta da origem da Bernúncia que seria teria sua origem na famosa Coca espanhola. É bom lembrar que Monteiro Lobato décadas atrás também expirou-se neste personagem folclórico para construir a Cuca, personagem das histórias do sítio do pica pau amarelo.
    A respeito desta teoria sobre a origem da bernúncia no qual eu também já havia observado desde quando a internet se popularizou e eu pesquisei e conersei com pessoas via msn que já brincaram de Coca na Espanha, entendo que existe sim uma possibilidade em ter alguma relação, porém existem outras teorias não menos interessantes e bastantes lógicas.
    Ao meu ver o boi de mamão não existiria em santa catarina, se a figura do negro aqui não tivesse chegado. Agora entender como se transformou em boi de mamão já é uma outra história que envolve muito mais do que especulação.
    Tenho procurado muito entender a origem das danças de boi no brasil, e uma conclusão eu cheguei. A essência vem das tradições pagãs. E sendo assim qualquer pesquisa que se faça que desconsidere esta hipótese é um equívoco. É evidente que as touradas também tem origens pagãs e que também tem a mesma origem do boi de mamão.
    Para finalizar, é importante que o caro colega saiba que nunca existiu a crença que o boi de mamão é originário de açores portugal, e nisso o referido livro também concorda. Qualquer pesquisador do assunto sabe que em açores nunca existiu boi de mamão.
    Deixo meu saite caso queira entrar em contato comigo ou conhecer meu trabalho.
    Um abraço.

    Marcio Guimarães www.boidemamaofestas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Interessante comentário acima. Ainda não havia pensado nisso.
    Alguns países dominados pela Espanha: Ilhas do caribe, jamaica, cuba, Porto Rico, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Nicaraguá, Panamá, México e muitos outros.
    Pesquisando o folclore destes países nada encontramos parecido com o Boi de Mamão, diferente da tourada que é comum em algum países citados.
    Não encontro um motivo se quer para desacreditar ser o boi de mamão variante do Bumba do nordeste.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a internet desmonopolizou bastante o saber, e hoje não tem mais espaço para os proprietários do conhecimento.
    Dentro do meio acadêmico e por razões de falta de conhecimento o referido livro irá se perpetuar e como é de costume muitos prestarão culto ao autor.
    Porém sempre haverão pessoas cuja cultura corre nas veias. Pessoas que não vivem de teoria e que acima de tudo gostem de gente. Impossível tratar o folclore como tese de doutor. Ele nasce, cresce e se reproduz no meio do povo, e entre as pessoas mais incultas possíveis.
    Existem poucos mestres de Boi de mamão em Florianópolis e com certeza o autor do livro não é um deles.
    Com relação ao comentário do artista Marcio Guimarães também penso que não necessariamente a origem é pagã e não sei se a presença do negro foi fundamental nesse processo. Se puder me dar uma referência concreta agradeceria.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá meu amigo tudo bem? Queria saber seu nome se puder enviar, pois talvez possamos nos conhecer e eu mesmo te entrego um vídeo em mãos mostrando uma autêntica dança do boi de mamão promovida por descendentes de escravos que viveram no século 18 e19 com direito a Maricota e tudo.
    Com relação a alguns comentários aqui, acho que deveríamos ter um pouco mais de respeito com o trabalho das pessoas. Podemos discordar com as opiniões sem sermos agressivos com os pesquisadores.

    Marcio Guimarães

    ResponderExcluir
  5. DEIXE DE INVENTAREM MODA! O BUMBA MEU BOI TEM ORIGEM NO BOI DE
    CANASTRA DE PORTUGAL!

    ResponderExcluir