quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes


Homenagem a santa em Navegantes

Dois de fevereiro é comemorado o dia de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da cidade de Navegantes e protetora dos trabalhadores do mar. A festa em homenagem a santa acontece em Navegantes desde 1896, mas o culto é mais antigo. Nossa Senhora é associada ao mar e a proteção dos marinheiros desde o século XV e chegou ao Brasil com os navegadores portugueses.

Além de Nossa Senhora dos Navegantes, a santa protetora dos pescadores e marinheiros, é conhecida também por Nossa Senhora dos Mares, da Boa Viagem e Estrela do Mar.

Em Portugal, Nossa Senhora dos Navegantes é lembrada como Nossa Senhora da Boa Viagem. Todos os anos no mês de agosto a santa é homenageada com missas, novenas, cortejos por terra e a procissão marítima.

Procissão de Nossa Senhora de Navegantes no rio Itajaí-Açu
 
O ponto alto da festa é a procissão fluvial. Em Navegantes, a imagem da santa é levada por uma embarcação, seguida em cortejo pelo rio Itajaí-Açu. Todos os anos uma multidão visita à festa. Em 2017, a procissão será  na tarde do dia 5 de fevereiro, um domingo.

Na Ericeira, todos os anos, desde 1947, a Senhora da Boa Viagem é homenageada com bailes, espetáculos, procissões e missa campal. Na vila portuguesa, a capela foi erguida no século XVII.

Festa em honra a Nossa Senhora da Boa Viagem na Ericeira
 
            Além das datas, o que difere da festa em Navegantes (Brasil) e a Ericeira (Portugal) também é o horário da procissão. Enquanto o cortejo marítimo na Ericeira é feito a noite, de Navegantes sempre aconteceu durante o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário